Blog

Platão,

O mais influente pensador de toda história, pai fundador da filosofia. Eu sei que você já a ouviu a expressão Amor Platónico!  Platão utilizava Sócrates como seu interlocutor. Platão não falava português, a língua portuguesa nem existia! Em Grego o seu Amor era ERUS, que ele resumia assim. “Amar é desejar.” Você pode encontrar esta definição no livro O Banquete.  

Nós amamos o que desejamos, e após possuímos já não amamos mais. O valor que damos para tudo que não temos é infinito. Platão é incrivelmente maravilhoso em sua forma de pensar e o capitalismo aplaude de pé suas ideias. Vivemos assim, sempre em busca do que não temos, comparando nossas Vida com as dos outros, desvalorizando a nossa história, nossas conquistas. Sempre a colocar em causa quem realmente somos. E assim passamos por esta Vida, sem aproveitar nada.

Platão, É o mais influente pensador de toda história, pai fundador da filosofia. Quem nunca ouviu a expressão, Amor Platónico! Platão colocava sempre suas palavras na boca uma personagem, Sócrates. Platão não falava português, a língua portuguesa nem existia! Em Grego o seu Amor era ERUS, que ele resumia assim. “Amar é desejar.” Você pode encontrar esta definição no livro O Banquete. Nós amamos o que desejamos, e após termos já não amamos mais.

Você sabe que a palavra Trabalho, vem do latim Tripalium, máquina medieval para triturar humanos. O que é o Tripalium? Era uma espécie de cruz em X, fixada no chão da praça publica para amarrar e fazer sofrer todos que se atrevesse a não pagar os impostos. Lembro das palavras da minha Avó "Meu neto querido, ninguém conseguiu vencer o trabalho." Todos aqueles que tentaram vencer o trabalho morreram, hoje são os homens/mulheres mais ricos do cemitério. O trabalho é necessário, mas não precisa fazer dele um martírio. Sim é possível fazer do trabalho um momento de Vida Alegre. Porque se você só consegue ser feliz quando não esta a laborar, desculpa te informar mas você esta em uma via única para tristeza eterna. Juntos vamos mudar isso agora.
Você sabe que a palavra Trabalho, vem do latim Tripalium, máquina medieval para triturar humanos. O que é o Tripalium? Era uma espécie de cruz em X, fixada no chão da praça publica para amarrar e fazer sofrer todos que se atrevesse a não pagar os impostos. Lembro das palavras da minha Avó “Meu neto querido, ninguém conseguiu vencer o trabalho.” Todos aqueles que tentaram vencer o trabalho morreram, hoje são os homens/mulheres mais ricos do cemitério. O trabalho é necessário, mas não precisa fazer dele um martírio. Sim é possível fazer do trabalho um momento de Vida Alegre. Porque se você só consegue ser feliz quando não esta a laborar, desculpa te informar mas você esta em uma via única para tristeza eterna. Juntos vamos mudar isso agora.
Gosto muito dessas três formas de Amor. Erus, Philia e o Amor de Cristo. Thomas de Aquino na Suma Teológica diz que “O eixo de gravidade na relação amorosa se desloca para o ser amado.” No amor de Cristo o amante se esforçará de tal maneira que o ser amando consiga chegar em segurança a lugares que sem aquela ajuda nunca chegaria. No amor de Cristo o amante recua para que o ser amando cresça. No amor de Cristo, o amante se apequena para que o ser amando triunfe. No amor de Cristo o amante passará noites em claro para que o ser amando repouse em segurança.   

(Visited 45 times, 1 visits today)